Blog

Quanto custa uma Câmara Fria?

02

Em negócios que lidam com alimentos, como restaurantes e mercados, é necessário ter alguma forma de preservar a mercadoria enquanto ela ainda está no estoque. Para isso que serve uma câmara fria, um sistema de resfriamento que ajuda a preservar todos esse itens por mais tempo até que sejam usados.
Seja para começar seu próprio negócio na área, para expandir ou para fazer a manutenção, é necessário investir nesse tipo de equipamento. Porém, sempre fica uma questão: qual é o preço que você precisa pagar para conseguir um?
Há alguns fatores que entram em jogo aqui, como o tipo de câmara e o processo de instalação, os quais dependem do tamanho do seu negócio e da sua demanda. Para te ajudar a entender melhor como esse orçamento funciona, vamos explicar como ele é calculado. Acompanhe.

Quais são os tipos de câmara fria?

O primeiro fator que influencia no cálculo do custo da sua câmara fria é o tipo. Cada um é indicado para certos tipos de produto, sendo que, em muitos momentos, é necessário ter um de cada para dar conta de tudo.
Veja aqui quais são e suas características:

1 – Câmaras de resfriados

Esse é o modelo usado para a maioria dos produtos básicos, como bebidas, condimentos e alimentos pré-cozidos. Funciona, basicamente, como uma geladeira, mantendo todas as mercadorias protegidas em uma temperatura de aproximadamente 0ºC. Seu consumo de energia e custo material tendem a não ser tão altos, sendo uma solução indicada para a maioria dos negócios que não lidam com outros produtos que demandem mais cuidado.

2 – Câmaras de congelados

É como a anterior, só que bem mais fria, colocando todo o espaço abaixo de -18ºC. É necessário para preservar alimentos que pereceriam em temperaturas maiores, principalmente carnes, além de servir para fazer gelo bem rápido. Na maioria dos restaurantes, é um recurso absolutamente necessário para maximizar o tempo de estoque de todos os produtos.

Como montar um orçamento de câmara fria?

Apesar de conhecer os tipos de câmara, ainda pode ser bem difícil estimar esse orçamento. Para facilitar o cálculo, ele é dividido em três partes:

1 – Equipamento de resfriamento

Essa é a parte que cabe ao tipo de câmara e seus componentes mecânicos. Quando você apresenta a demanda à empresa de instalação, ela faz os cálculos do espaço que será resfriado e do tamanho do estoque. Com base nisso, é apontada a potência adequada para o sistema e o custo.

2 – Isolamento térmico

O próximo passo é verificar a necessidade de isolamento térmico. Caso a câmara fique muito próxima de áreas quentes e/ou expostas ao sol, será necessário mais isolamento, o que aumenta custo no orçamento.

3 – Montagem

Por fim, a empresa calcula o trabalho para a instalação, incluindo outros materiais necessários no processo, profissionais capacitados, etc. Com base nisso, você terá a última parte que precisa do orçamento, além de um prazo para a entrega do projeto.

Em todo caso, a melhor forma de conseguir um orçamento preciso é entrar em contato direto com a empresa. Fale com a HD Câmaras Frias e peça seu orçamento agora mesmo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Mais do nosso blog
Olá, como podemos te ajudar?