Blog

5 dicas para conservação de alimentos que precisam de refrigeração

01

Durante a alimentação é importante nos preocuparmos com a maneira que armazenamos nossos alimentos. É evidente a relevância de refrigerar ou até mesmo congelar alguns desses alimentos, mas precisamos identificar se essa prática tem sido feita da maneira correta. Selecionamos 5 dicas de armazenamento de alguns desses produtos, confira:

GELADEIRA

Essa sem duvidas é a melhor alternativa caseira de refrigeração. Conseguimos armazenar os alimentos perecíveis, que são consumidos em um prazo curto de tempo, variando entre 7 a 15 dias. Por isso, o ideal é armazenar dentro das geladeiras produtos como carnes já temperadas para o uso, laticínios, molhos, alimentos já preparados, não se esquecendo de consumi-los dentro do prazo estabelecido, evitando assim, o vencimento dentro da própria geladeira.

CONGELADOR

Congelar um alimento significa aumentar o tempo de armazenamento do produto para consumo, preservando algumas de suas propriedades, para que ele possa ser consumido em um prazo maior que 7 a 15 dias. Alguns produtos congelados podem aumentar sua validade em até meses. Por isso, congele alimentos crus ou semipreparados, sem tempero, que não serão consumidos imediatamente.

DATA DE FABRICAÇÃO DE SEU ALIMENTO

Alimentos prontos refrigerados na temperatura correta podem durar mais ou menos cinco dias dentro da geladeira sem estragar. Para certificar-se que seu alimento está vencendo ou não, memorize ou anote a data de fabricação na vasilha ou no pote em que você vai guardá-lo para refrigeração, dessa maneira fica bem mais fácil aproveitar os alimentos que correm o risco de estragar mais rapidamente na geladeira.

TEMPERATURAS

Os padrões de segurança alimentar recomendam que as temperaturas para produtos refrigerados oscilem entre 4 e 6ºC na geladeira, para que não corram o risco de deteriorar. Já os congelados devem chegar em torno de, -18ºC. Qualquer valor diferente desses pode colocar em risco a intangibilidade do produto.

DESCONGELANDO

Uma vez que os alimentos são descongelados para consumo, não se recomenda que eles sejam novamente congelados para armazenamento. Isso acontece porque o frio não é capaz de matar as bactérias, simplesmente vedando temporariamente sua ação. Assim, quando um alimento é descongelado, deve ser instantaneamente consumido. Caso haja sobras, o mesmo deve ser armazenado e consumido em até 5 dias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Mais do nosso blog
Olá, como podemos te ajudar?